Engenharia Civil brasileira perdeu hoje o reconhecido pesquisador Prof. Dr. Joaquim Blessmann, professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fundador do Laboratório de Aerodinâmica das Construções e presidente da comissão que elaborou a primeira norma brasileira sobre forças devidas ao vento em edificações (ABNT NBR 6123), publicada em 1978.
Blessman formou-se em engenharia civil em 1950 pela UFRGS e doutorou-se em 1963 pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em 1973. Era pesquisador do CNPq, membro da Academia Nacional de Engenharia, professor honorário da Universidade Austral, e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS, além de expoente da Associação Sul-Americana de Engenharia Estrutural. Visionário, foi pioneiro no campo dos estudos da ação dos ventos nas edificações. Foi responsável pela criação do primeiro e mais reconhecido túnel de vento do país.
O IBRACON lamenta profundamente a perda e presta um justo reconhecimento à sua imensa e qualificada contribuição à Engenharia Brasileira.
Pessoalmente o conheci há anos e admiro muito o Prof. Joaquim Blessmann. Coincidimos algumas vezes em Congressos em Buenos Aires e ele me mostrou como bem curtir as atividades culturais do Teatro Colón, que tinha performances na hora do almoço, além dos espetáculos noturnos. Grande ser humano, um gigante da engenharia de vento, tremendo pesquisador visionário numa época de nascimento da pesquisa universitária no Brasil. Deus o tenha nos seus braços e reconforte a família.
Deixa esposa, 3 filhos, 6 netos e 3 bisnetos.
Ainda não temos informações de velório e de cemitério.
Paulo Helene, Diretor Presidente
IBRACON